terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CAMINHADAS NA NATUREZA


Caminhada na natureza é uma modalidade dos Esportes Populares não competitivos, que podem ser praticados por todos indistintamente, com o objetivo de conhecer para preservar, promover a saúde ea interação entre as pessoas, através da prática deste esporte ao ar livre em busca de uma melhor contemplação da natureza, com percursos de no máximo 12 km.

A caminhada não importa que seja em uma área rural ou numa praia paradisíaca, o que importa é o contato como o ambiente visitado, com o intuito de ligar o homem a natureza.
Ecoturismo, história e geografia se completam nos roteiros, e algumas das mais belas paisagens da natureza, só podem ser vistas por quem se dispõe a caminhar. São lugares pouco explorados que muitas vezes nem o jipe ou a moto conseguem chegar.

Durante o percurso a informação que o guia transmite é a interpretação do ambiente visitado, interprete a sua maneira, tente questionar tudo o que está ao seu redor e estimule a sua curiosidade. Mexa com os sentidos, ( observe, cheire, sinta e deguste, se for possível).

Você não pode deixar de conhecer e de admirar a natureza, reservada a poucos.
Aproveite para passar um dia, no mínimo, diferente, em lugares intocados, que nem mesmo a maiorias dos moradores locais conhecem.

Cada pessoa caminha dentro do seu ritmo, fotografando, conversando ou refletindo, usufruindo da clorofila das árvores e dos sons da mata e dos pássaros ainda existentes, sem pressa e sem estresse, com paradas regulares para descanso, água e lanche.
Nossa finalidade não é a perda de peso, mas descontrair, desistressar e interagir as pessoas com a natureza, proporcionando um dia diferente.
Algumas pessoas perguntam: O que vai ter de interessante?
Resposta: A oportunidade de você conhecer ou rever áreas diferentes ao seu cotidiano, exercitar os seus sentidos como: visão, olfato, audição e
principalmente relaxar a mente.
Durante o percurso, seja cortês com a comunidade local, valorize a sua cultura e respeite o seu jeito e a sua religião, trate-os com cortesia e
respeito, troque experiências.
Caminhando na natureza, você é um cidadão do mundo, senhor de uma simples forma de viver.
Nas caminhadas, as trilhas, os caminhos, riachos, açudes, lagos ou mirantes são patrimônios da comunidade, por isso, curta a natureza, mas não leve nada dos ambientes naturais visitados, tire só fotografias, mate apenas o tempo e deixe apenas suas pegadas e saudades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário